quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

OS FILHOS DA TERRA

A Terra, Gaîa, gerou Ouranós, o Céu. De igual tamanho, o Céu, deitado sobre a Terra, cobre-a, como um macho e uma fêmea. O Céu está a todo momento deitado sobre a Terra, e a deixa prenhe. Grávida, a Terra, não pode mais dar os seus filhos à luz, porque não há espaço entre ela e o Céu. Assim, seus primeiros filhos, os Titãs e suas primeira filhas, as Titânidas, não podem tomar a forma que é a deles, não podem se transformar em seres individualizados, pois não conseguem sair do ventre de Gaîa, ali mesmo onde o próprio Céu esteve antes de nascer.

Os primeiros filhos de Gaîa e Ouranós são: os Titãs e as Titânidas, em pares de seis. O primeiro Titã se chama Okeanós, um cinturão líquido que rodeia o universo e corre em círculo; o último, é o Titã Krónos, o de pensamentos marotos. Uma das Titânidas é Rea.

Além dos Titãs e Titânidas, nascem dois trios de seres monstruosos: os Ciclopes e Heratonkhîres (Cem-Braços). Os Ciclopes, Brontes, Estéropes e Argeus, possuem um só olho e seus nomes revelam a metalurgia a que se dedicam: ao raio, ao trovão e ao relâmpago. Os Cem-Braços, Coto, Briareu e Gies, são de tamanhos gigantescos, possuem ciquenta cabeças e cem braços.

Ao contrário de Gaîa, Ouranós e Póntos, esses deuses são individualizados, e cada um representa um poder. Assim, os Ciclopes representa a força da visão, ou o raio fulminante da visão; os Cem-Braços, a força brutal. Uns têm a força mágica do olho; outros, para juntar, apertar, quebrar e vencer qualquer criatura. Contudo, Titãs, Ciclopes e Cem-Braços estão ainda no ventre da Terra, porque Urano (Céu), está deitado sobre ela. Também não há luz porque não há espaço.

Terra pede ajuda a seus filhos. Ao passo que todos se amedrontam ao ter que enfrentar tal poderoso pai, somente Crono aceita a ajudar Terra. De dentro de si mesma, Terra fabrica a hárpe (espécie de foice) e a coloca nas mãos de Crono. Quando o Céu, sobre a Terra, intentava outra investida para copular, Crono agarrou-lhe o membro viril, e num só golpe, cortou fora e jogou-o por sobre o ombro. Do membro cortado, caem sobre a Terra gotas de sangue; o sexo do pai é atirado nas onda dos mar.

Em função da dor provocada pela castração, Urano se afasta depressa de Gaia e vai se instalar no mais alto do mundo, de onde não mais ousou sair. Desse afastamento, Crono provoca o nascimento do cosmo: separação do céu e da terra. Cria entre o céu e a terra um espaço livre: tudo o que a terra produzir, tudo o que os seres vivos engendrarem, terá espaço para respirar, para viver.

Quando Urano se retira, os Titãs, os Ciclopes e Cem-Braços podem sair do ventre de Gaia e também se reproduzir. A partir de então, Terra, Céu, Titãs, Ciclopes e Cem-Braços terão gerações sucessivas. Também o céu se alternará em dia e noite. Tudo filhos da Terra.

_________
Fontes: (VERNANT, O universo, os deuses e os homens,2000, pp.19-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário