quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

STUART MILL, John

JOHN STUART MILL (20/05/1806 Londres - 08/05/1873 Avinhão) foi um filósofo economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do séc. XIX. Foi um defenson do utilitarismo, a teoria etica proposta inicialmente por seu padrinho Jeremy Bentham.

Sendo o primeiro filho do filósofo escocês, radicado na Inglaterra, James Mill, Stuart Mil foi educado pelo pai, com a sistência de Bentham e Francis Place. Foi-he dada uma educação muito rigorosa e ele foi deliberadamente escudado de rapazes da mesma idade. O seu pai, um seguidor de Betham e um aderente ao associativismo, tinha como objetivo explícito criar um gênio intelectualque iria assegurar a causa do utilitarismo e asua implementação após a morte dele e de Bentham. James Mill concordava com a visão de John Loche a respeito da mente huma como uma folha em branco para o registro das experiências e por isso prometeu estabelecer quais experiências preencheriam a mente de seu filho, empreendendo um rigoros programa de aulas particulares.

Stuart Mill manteve excepcionais feitos já desde criança; com a idade de três anos, foi-lhe ensinado o alfabeto grego e longas listas de palvras gregas com os seus equivalente em inglês. Com a idade de oito anos tinha lido as fábulas de Esopo, a Anabasis, de Xenofonte, toda a obra de Heródoto, e tinha conhecimento de Lúcio, Diógenes Laertiu, Isócrates e seis diálogos de Platão. Também tinha lido muito sobre a história da Inglaterra. Stuart Mill faleceu em Avinhão, a 8 de maio de 1873.

NOTA: Na obra "Noções de história da filosofia" (1949), a filosofia de Stuart Mill aparece atrelada ao positivismo de Augusto Comte: [...] admirador de Augusto Comte, introduziu-lhe as doutrinas na Inglaterra, dedicando-se de modo particular ao estudo da lógica e da psicologia [...] e a característica do utilitarismo somente lhe aparece em moral e sociologia, professa o utilitarismo e o socialismo moderado.

______________
Fontes: (JAPIASSU, Dicionário Básico de Filosofia, p.183; CHALITA, Vivendo a Filosofia, pp.339-340; http://pt.wikipedia.org/wiki/Stuart_mill; FRANÇA, Noções da história da filosofia, pp.193-194)

Nenhum comentário:

Postar um comentário