quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SOCIOLOGIA NA HISTORIA, A

A Sociologia já foi uma disciplina presente em todas as escolas, assim como a Matemática e a Língua Portuguesa.

Na virada do século XVIII para o século XIX (1897), ela surgiu como disciplina obrigatória, porém no Brasil, ela somente foi realmente introduzida em 1925, com a Reforma rocha Vaz. A partir de então, a Sociologia não só se tornou obrigatória no Ensino Secundário como também assou a ser cobrada nos vestibulares para o ingresso no Ensino Superior (MORAES, 2003, p.7). Entretanto, durante os momentos de ditadura em nosso país, o ensino de Sociologia sofreu uma série de revezes:
* em 1942, durante a ditadura da Era Vargas, também conhecida pelo nome de Estado Novo, ocorreu a Reforma Capanema, que retirou a obrigatoriedade da Sociologia nos curso secundários. A disciplina foi mantida somente no Curso Normal como Sociologia Geral e Sociologia da Educação;
* em 1961, ela volta como disciplina optativa;
* em 1971, durante a ditadura militar, o ensino de Sociologia sofreu o seu mais duro golpe. Ora era tida como disciplina optativa, mas não bem vista, pois era associada , indevidamente , ao comunismo, ora era retirada da grade curricular básica e substituída pela disciplina de OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Isso ocorreu com a Reforma Jarbas Passarinho (MORAES, 2003, p.7). Sua postura crítica diante da realidade não era bem aceita naquela época. Com o passar do tempo, muitas pessoas foram então esquecendo a importância da Sociologia para a formação geral de qualquer pessoa.
Entretanto , desde 1882 - por meio de parecer de Rui Barbosa - acreditava0se na importância da disciplina , assim como hoje se reconhece que ela é matéria importante tanto para quem fará Medicina, Direito ou Engenharia, como também para faxineiros, pedreiros, advogados, garçons, químicos, físicos, artistas, enfim, para todos aqueles que necessitam entender e se situar na sociedade em que vivem.

______________
Fontes: (SÃO PAULO-SEE, Caderno do professor: Sociologia, EM, 1ª S., V.1, 2009, pp.10-11)

2 comentários:

  1. adorei tuduh nesse site me ajudou muituh...mesmo

    ResponderExcluir
  2. Sinta-se bem e fique a vontade!
    Até mais.
    Prof.Fred Bandeira

    ResponderExcluir