domingo, 18 de abril de 2010

HOMO SAPIENS, HOMO DESTRUENS

O PESSIMISMO A QUE SE REFERE O PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
O processo evolutivo do big bang até o surgimento da humanidade passou por violentos cataclismos de vida e de morte. Mas lentamente a vida se firmou contra as ameaças da natureza até o advento do ser humano. Alguém que ontem não tinha consciência de si hoje inicia o processo de humanização. Aos poucos enfrenta a natureza em sua forçfi e agressividade. Dotado de razão, fabrica instrumentos como meios para subjugá-la. Quanto mais aperfeiçoa as ferramentas, tanto mais agride o ambiente. No começo, tudo caminha lentamente.
Com facilidade, imaginamos a Idade Média como momento cultural de contemplação. A expansão enorme da vida religiosa contemplativa, com mosteiros e conventos situados em lugares geográficos maravilhosos, criava uma mentalidade de admiração diante da beleza da natureza. Esta se tornara a matriz do pensar, do rezar, do agir. O ser humano se sentia pequeno em face dela: Ora o fascínio diante de momento de esplendor de beleza, ora o temor em face de catástrofes despertavam nele o sentimento religioso.
Isso é parte da verdade. Estudiosos da tecnologia denunciam ali inícios de devastação da natureza por conta da indústria do vidro, do couro e do abate de animais. Derrubavam-se árvores 'para alimentar o fogo dessa indústria incipiente e aquecer as casas no frio. Sem cuidados de higiene, já se poluíam as águas e os cortes da natureza feriam o equilíbrio. Anunciavam-se já estragos que rompiam a harmonia do ambiente.
O ser humano diferencia-se do animal ao introduzir desequilíbrios no mundo circundante. Em vez de ler a natureza nos seus sinais de vida e morte, impõe suas regras com outra lógica. E, aos poucos, o jogo entre vida e morte se inclina para o aumento da vida humana à custa de toda outra vida.
J. B. Libanio, sj
__________
FONTE:(O Domingo, ANO LXXVIII- Remessa VI – 18/04/2010- nº21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário