quarta-feira, 30 de março de 2011

SIMMEL, Georg


GEORG SIMMEL: Filho de Edward Simmel e Flora Bodstein, Georg Simmel (Berlim, 01/03/1858)  foi o último dos sete filhos do casal com ascendência judia tanto pelo lado do pai como da mãe; foi um sociólogo alemão. Professor universitário admirado pelos seus alunos, sempre teve dificuldade em encontrar um lugar no seio da rígida academia do seu tempo.

Em 1874 Edward Simmel morre e Julius Friedländer, amigo da família, torna-se tutor de Georg tendo-lhe, mais tarde, deixado uma herança expressiva a qual lhe permitiu seguir a vida acadêmica.
Diplomou-se na Universidade de Berlim passando pelos cursos de filosofia. Sua tese de doutorado, também em filosofia, levou o título de A natureza da matéria segundo a monadologia física de Kant e rendeu-lhe o título no ano de 1881.

Em 1885 foi designado como Privatdozent na mesma Universidade de Berlim e ganhava apenas o que vinha das taxas pagas pelos estudantes que se inscreviam em seus cursos. Em 1901, tornou-se ainda "professor extraordinário", mas jamais foi incorporado de modo formal e definitivo na academia berlinense.
Em 1890 casou-se com Gertrud Kinel, diplomada também em Berlim, de família católica. Os dois não tiveram filhos.

Em 1912, ele foi nomeado professor em Strasbourg, então uma cidade que pertencia ao Império Germânico. No entanto, o autor faleceu em Estrasburgo, 28/09/1917, aos 60 anos de idade.

______________

FONTE (http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Simmel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário