terça-feira, 27 de março de 2012

PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA (resumo)



Para trabalhar a questão de quando viveu um filósofo, deve ser considerada a sua posição na clássica divisão da História da Filosofia: Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea. Além disso, mesmo respeitando essa tradição, convém considerar a especificidade de cada autor, evitando generalizações. Importa, aqui, levar em conta o contexto histórico-social em que viveu o pensador.

É necessário, portanto possibilitar uma visão geral sobre cada uma dessas divisões, explicadas nas sínteses a seguir:

Filosofia Antiga: Trata-se do início da Filosofia (φ), da identificação de seus primeiros problemas. A φ Antiga abrange um período que vai do final do séc. VI a.C até o séc.VII d.C. Tendo como espaços iniciais as cidades-Estdo da Grécia, chamadas poleis, seu desenvolvimento atingiu várias cidades do Império Romano, inclusiva no norte da África.

Os escritos da época foram produzidos, e geral, em grego e latim, mas os espaços culturais onde φ Antiga se desenvolveu eram bastante heterogêneos. Muitos textos desses pensadores acabaram se perdendo, restando-nos apenas alguns livros e fragmentos.

Filosofia Medieval: A φ Medieval se desenvolveu no período que vai do século VIII ao séc. XIV. Seus espaços foram, principalmente, os mosteiros e ordens religiosas européias, onde a Igreja Católica tinha hegemonia.

Entretanto, houve manifestações filosóficas fora do mundo cristão, em especial no mundo árabe e judeu. A φ Medieval foi uma das responsáveis pela criação das universidades. Sua principal discussão: a relação entre a fé e razão, ou seja, a tentativa de separar o que pertenceria a Deus (teologia) e que pertenceria aos homens (filosofia).

Filosofia Moderna: Iniciada no séc. XIV, φ Moderna se estende ate o final do séc. XVIII, no continente europeu. Nessa época, a Europa foi palco do desenvolvimento do capitalismo, da formação dos Estados Nacionais, das grandes navegações e dos processos de colonização e formação dos impérios.

A Igreja Católica dividiu a hegemonia com o protestantismo e com as ideias que incentivavam a liberdade do homem frente à religião. Sua s pela criação das universidades. Sua principal discussão: a relação entre a fé e razão, ou seja, a tentativa de separar o que pertenceria a Deus (teologia) e que pertenceria aos homens (filosofia).

Filosofia Contemporânea: A φ Contemporânea se estende do final do séc. XVIII até os nossos dias. É possível dizer que seus problemas inspiram-se na Revolução Francesa e na revolução Industrial, com a crescente desumanização do processo social de produção.

Seu espaço central ainda é a Europa, mas cada vez mais atinge outros espaços, como por exemplo, os Estados Unidos.


Fonte:____________
(SÃO PAULO-SEE, Caderno do professor: filosofia, EM, 1ª S., V.1, pp.28-29)

19 comentários:

  1. vlw man agradeçe memo ajudou bastante :D

    ResponderExcluir
  2. salvou minha média!!!!!
    rsrsr
    JN

    ResponderExcluir
  3. o que a filosofia moderna estuda por favor me ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  4. cara me ajudo muito vlw

    ResponderExcluir
  5. A Filosofia Moderna preocupa-se com o homem livre de parâmetros religiosos na construção do conhecimento. A Filosofia Moderna avulta a razão no processo cognitivo e luta para mostrar que a razão humana é capaz de conhecer, ao contrário do pensamento cético. A Filosofia Moderna, portanto, é contrária ao Ceticismo, que dizia que tudo era duvidoso, a tal ponto de os céticos acreditarem que a razão humana seria incapaz de conhecer plenamente a verdade real das coisas.

    ResponderExcluir
  6. me ajudou pra caramba

    ResponderExcluir
  7. muito bom msm obrigado !!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! bem resumido, em poucas palavras faz toda explicação

    ResponderExcluir
  9. tenho prova amanha sobre isso espero que isso me ajudee.... aah help mee

    ResponderExcluir
  10. (φ) que significa isso????????

    ResponderExcluir
  11. Amigão Deus abençoe,pois ei tinha uma DP, e você me ajudou muito.
    Obrigado mesmo, de coração.

    ResponderExcluir
  12. Gostei, resumido mas não perdeu o conteúdo.

    ResponderExcluir
  13. Vlww pelo texto, me ajudou mt pro trabalho q tenho amanhã.

    ResponderExcluir
  14. Vlww pelo texto, me ajudou mt pro trabalho q tenho amanhã.

    ResponderExcluir
  15. isso n mi ajudou mtoh mas valeu

    ResponderExcluir