quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Outras concepções de ideologia


O termo ideologia possui vários significados:

Sentido originário: ideologia é uma palavra criada por Destutt de Tracy, filósofo, político, soldado francês e líder da escola filosófica dos Ideólogos, no tempo da Revolução Francesa, em 1801, quando em seu livro Projeto de elementos de ideologia empregou-a como ciência que tem por objeto o estudo das idéias (fatos da consciência). Karl Marx e Friedrich Engels deram-lhe sentido político, em meados do século XIX. 

Sentido pejorativo: ideologia corresponde a idéias que se encontram deslocados em relação aos fatos reais; pode ser confundida com mentira ou utopia. Daí o termo ideólogo referir-se àquele que voa em seu pensamento, sonha com uma sociedade em outras bases. Quando o pensamento teórico se desenvolve sobre os próprios dados e dificulta sua aplicação, impedindo uma explicação clara do real, também pode ser entendido no sentido pejorativo.
Sentido doutrinário: ideologia é entendida como o conjunto de idéias que exerce influência sobre grupos sociais e legitima formas de ação. Nesse sentido, a ideologia procura convencer para ganhar adeptos a doutrinas políticas, econômicas, filosóficas, religiosas, morais, que inspiram governos e partidos políticos, por exemplo.

FONTE: ______________________
(AAVV. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2002, p. 162)

Nenhum comentário:

Postar um comentário