quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MARX - Trabalhos e modos de produção

EE Sud Mennucci
Amanda Cristina de Souza, 03, 1ºD
Artur Henrique, 08, 1ºD
Jéssica Rabello de Oliveira, 23, 1ºD
Título: Marx – Trabalhos e modos de produção
Piracicaba
Outubro/2013


1.   Introdução

O presente trabalho é sobre Marx e também sobre trabalhos e modos de produção.
        É como objetivo desse trabalho trazer um melhor conhecimento aos alunos sobre o tema/assunto estudado no atual bimestre.
        Está organizado em 4 (quatro) partes. Na parte 1 (um) temos a Introdução. Na parte 2 (dois) temos o Desenvolvimento, onde encontrará a bibliografia de Karl Marx e também sobre Trabalhos e modos de produção. Na parte 3 (três) temos a Conclusão e na parte 4 (quatro), temos a Bibliografia do trabalho.
        A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

2.Desenvolvimento

2.1.     Marx (1818-1883)

Einrich Karl Marx nasceu em Tréves, Alemanha, em uma família de origem hebraica que havia renunciado à religião devido às leis anti-semitas então vigentes no Palatinado. Depois de se diplomar pela universidade DE Berlim, empregou-se como jornalista e em pouco tempo tornou-se redator da Reinische Zeitung (Gazeta Renana).
Expulso da Prússia em conseqüência de suas idéias revolucionárias, emigrou para Paris, onde teve o ensejo de conhecer o francês Proundhon e o russo Bakunin – expoentes do movimento anarquista e, principalmente, Friedrich Engels, que seria seu amigo, adepto e colaborador por toda a sua vida. 

2.2.     Trabalhos e Modos de produção

Chamamos modo de produção a maneira pela qual as forças produtivas se organizam em determinadas relações de produção nem dado momento histórico.
Há diferentes modos de produção, tais como: o modo de produção primitivo, o escravista, o asiático, o feudal, o capitalista, o socialista.
Os modos de produção se constituem de dois elementos fundamentais: as forças produtivas e as relações de produção.
Por forças produtivas entende-se o conjunto dos agentes que impulsionam o processo produtivo.


Forças Produtivas

Utiliza

    Meios de produção
Instrumentos, ferramentas, utensílios, terra, edifícios, instalações, máquinas, matéria-prima, etc.



Forças de trabalho
A energia muscular e cerebral com a qual os trabalhadores, valendo-se dos meios de produção, possibilitam que o processo produtivo aconteça.

As relações de produção são as relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza no processo produtivo. De um modo geral, elas são determinadas pela forma de propriedade dos meios de produção. Por exemplo, no modo de produção primitivo a propriedade dos meios de produção era coletiva, o que permitia que todos participassem da produção e do consumo dos bens necessários à comunidade.
Em um modo de produção em que os meios de produção são de propriedades privada ou particular e no qual os seus proprietários se apropriam do produto do trabalho dos não proprietários, as relações sócias predominantes são de conflito e antagonismo (SEE, 2013, pp. 24-25; Aranha, 2009, p.324).



3. Conclusão

Concluímos que há diferentes modos de produção ao decorrer da história. Também vimos que elas se constituem em dois elementos fundamentais: as forças produtivas e as relações de produção.
Conseguimos alcançar o objetivo, que era levar os alunos ao melhor conhecimento sobre o tema em questão.
Nós, integrantes do grupo, aprendemos sobre a biografia de Karl Marx e sobre os modos de produção.


4. Bibliografia

SEE. Caderno do aluno, 1ªS, V3, Filosofia. S. Paulo: SEE, 2013.

ARANHA, M.L.A. Filosofando, introdução a filosofia. S. Paulo: Moderna, 2009.

NICOLA. Filosofia, das origens à idade moderna. S. Paulo: Globo, 2005.