quinta-feira, 31 de julho de 2014

ANJOS DO SOL (filme): Desajustes sociais

E.E. SUD MENNUCCI
Vinicius Ceron, 34, 1ºE


Desajustes
Sociais
no filme “Anjos do Sol”
      
                             SOCIOLOGIA


Piracicaba-SP
Junho de 2014
Introdução
Nesse trabalho sobre o filme “Anjos do Sol” será desenvolvido o tema dos Desajustes Sociais, que nada mais são do que a falta de adaptação ao meio em que habita, situação provocada pela pessoa que não consegue se adaptar às condições nas quais são obrigadas a viver.
No desenvolvimento do trabalho, traremos o resumo completo de toda a história da protagonista do filme, junto a algumas perguntas que ajudaram no aprendizado e a entender sobre o assunto.
Também haverá uma conclusão sobre o filme e sobre o assunto que estamos estudando, que servirá como fechamento do assunto e finalização do que foi exposto no desenvolvimento.

II- Desenvolvimento
2.1- O que são desajustes sociais?
 De acordo com o dicionário de português online, desajuste é a falta de adaptação ao meio em que habita; situação provocada pela pessoa em que não consegue se adaptar ás condições nas quais são obrigadas a viver.

2.2- O filme: Anjos do Sol
2.2.1- Qual é a história da protagonista?
O filme conta a saga de uma menina chamada Maria, de quase doze anos, que é vendida pelos seus pais. Imaginando que a garota estaria indo viver em um lugar melhor do que vivia, pois não sabiam que ela acabaria em um prostíbulo.
Depois de ser vendida num leilão por um fazendeiro, ela e sua amiga são levadas para uma cabana, onde o filho do fazendeiro teria sua primeira relação sexual com ela.
No dia seguinte elas são enviadas a um prostíbulo em uma cidade pequena, vizinha a um garimpo na floresta Amazônica.
Onde foram obrigadas a manter relações sexuais com diversos homens por todas as noites. Cansadas disso elas tentam fugir, infelizmente sem sucesso, são capturadas e sua amiga é morta em frente a todos de uma forma brutal.
Após meses de sofrimento Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões.

2.2.2- Destaque uma cena na qual é retratada:
·        A violência Física (marcas no corpo)
·        A violência simbólica (quebra de valores)
·        A violência verbal (palavras deseducadas)
Violência física: Nas primeiras noites no prostíbulo na qual as jovens são obrigadas a se prostituir e depois no dia seguinte aparecem com marcas roxas.
Violência Simbólica: Quando a única jovem que sabia ler e escrever não recebe a quantia correta de dinheiro pelos seus serviços.
Violência verbal: Quando o dono do prostíbulo xinga as jovens.

2.2.3- Dentre os dilemas, aponte um deles e qual a solução tomada pela protagonista.
O Dilema foi a decisão entre fugir e poder morrer ou ficar ali se prostituindo pelo resto da vida e continuar viva, mas a solução tomada por Maria foi fugir.

III- Conclusão
Concluímos que toda a história que a protagonista teve, desde ser vendida por seus pais e ir parar numa vida de prostituição, tem total relação com o assunto que estamos estudando, que é sobre desajustes sociais e dilemas, o que influencia mais o aprendizado; no filme ocorrem vários dilemas que são decisões tomadas que necessariamente resultam em uma perda e também ocorrem diversas violências.

IV- Bibliografia
http:// pt.slideshare.net/reginabarbai/anjos-do-sol.  Acessado em 01/06/14
http://www.dicio.com.br/desajuste.  Acessado em 01/06/14


(autorizado pelo autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário