quarta-feira, 29 de novembro de 2017

DIABO VESTE PRADA, O (filme): Onde a Liberdade Natural (individual) afronta a liberdade geral universal)

No filme fala sobre A liberdade da pessoa diante de um desejo que você se acaba se sujeitando por ser aquilo que você escolheu. Você passa a fazer vontades que não são suas para agradar quem esta em sua volta; e poder ser recompensado  por tornar a liberdade da outra mais fácil.

Baseado no livro de Lauren Weisberger também com o mesmo nome. A história é simples, Andrea Sachs (Anne Hathaway), é uma jovem recém licenciada que procura um trabalho num jornal onde realmente possa escrever, no entanto até conseguir prestigio para tal, candidata-se a um lugar de assistente numa revista de moda, e é aqui que se vai desenrolar toda a ação. A revista de moda é a Runway, e o trabalho em questão será para trabalhar diretamente com uma das mulheres mais poderosas no mundo da moda, Miranda Priestly (Meryl Streep). Miranda é uma mulher poderosa, que abusa dos seus trabalhadores, que, aliás, morrem de medo dela. Rodeada de pessoas bem vestidas e que respiram moda e tudo o que a ela diz respeito, Miranda é o diabo em pessoa. Trabalhar como sua assistente representa deixar de ter vida própria, adivinhar os seus desejos e o mais importante de tudo satisfazer todos eles.

Principalmente os jovens pois mostra a história de uma garota que vai para NY atrás de seu sonho de ser jornalista, mas que acaba como assistente da editora da tal revista de moda, que estava a procura de uma “gordinha inteligente”, totalmente sem noção de moda, a protagonista tem que penar para conseguir ser aceita no emprego, já que a lenda é que esse trabalho abre qualquer porta depois é um incentivo para perceber o quanto as vezes temos que fazer para conseguir obter nossas realizações.

Pessoas ambiciosas, impetuosas, temperamentais, sarcásticas, impessoais e exigentes, sempre são vistas com maus olhos. Principalmente se tais características complementam o caráter do seu chefe. Dai para achar que ele é o próprio diabo - que veio a terra, infernizar e dificultar sua vida - é um pulo.Para se vencer hoje em dia é preciso pagar um preço caro. E Andrea num dos diálogos do filme, afirma o óbvio: "Miranda é vista como o diabo, porque é mulher, se fosse homem, suas ações seriam vistas como ótimas". O machismo sempre perseguirá as mulheres e no caso de "O diabo veste prada", as duas são vitimas da sociedade falocêntrica. O filme é engraçado, ágil, sedutor e se não fosse o moralismo do final, seria arrebatador - exagerando um pouco na expressão. Que mal há em Andrea de se sentir traída por tanto luxo, beleza e opções? Tirando as obviedades que o filme acarreta - talvez por ser um Blockbuster - ele pode ser considerado sim, um bom programa. Reflete a sociedade capitalista, a ditadura da moda, as trapaças necessárias para a sobrevida, a futilidade dos outros, e a necessidade de buscar seu próprio lugar. Lauren/Andrea escolherá o melhor caminho que lhe convém. Anna/Miranda tentará sobreviver num mundo rodeado por espetos.


Sou a Jovem do filme que passa pelas mesmas circunstancias para poder conquistar nosso sobre as vezes abrimos mãos dos nossos compromissos para se dedicar um pouco mais a nosso trabalho para agradar quem esta vendo diretamente se estamos nos esforçando ou estamos apenas como mais um numero e não atrás de um sucesso mais para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário